Levar dólar em espécie, cartão de crédito ou débito?


Bem, como eu já falei anteriormente, fazer a planilha é de lei para você se organizar, mas vamos a outras dicas para não se endividar e o sonho se tornar pesadelo. 

Veja abaixo o que é mais vantajosos para sua viagem.
Este post foi feito com base no cenário financeiro atual.



Planilha


Faça a planilha estimando gastos para não extrapolar. 

Cote os produtos que tem intenção em comprar nos Estados Unidos, ainda aqui no Brasil para ver se compensa comprar lá ou não.

Lembre-se lá não há parcelamento de compras, tudo o que você comprar será à vista.

Eu já cotei produtos que estavam com preço igual ou pouca coisa melhor no Brasil e ainda parcelado.
Então vamos as opções que você tem para levar o dinheiro.


Moeda

O Dólar Americano é a moeda dos Estados Unidos.
Diferentemente do Brasil lá você usa cédulas e moedas e se o troco for 1 centavo, pode crer que eles te dão 1 centavo. 

Não é como aqui que o povo empurra balinha, pede desculpa e não dá o troco, etc.
Em tempos de dólar instável e IOF nas alturas é o mais vantajoso.


Dinheiro em Espécie

Levar dólares em espécie, hoje está sendo mais vantajoso, pois o IOF na compra é bem menor do que o do cartão de crédito ou débito.

Não se esqueça, quando comprar peça também algumas notas menores, pois se você precisar pagar algo não terá que trocar 100U$, por exemplo.

O valor que você pode sair do Brasil sem declarar é R$ 10.000,00 (dez mil reais) , por pessoa, caso vá levar mais deverá preencher obrigatoriamente a Declaração Eletrônica de Bens de Viajantes (e-DBV) e apresentá-la à fiscalização aduaneira no aeroporto do Brasil.

O Valor para entrar nos Estados Unidos em espécie é U$ 10.000,00 (dez mil dólares), por família e caso ultrapasse este valor também deverá ser feita a declaração para a Fiscalização aduaneira de lá. Caso a fiscalização aduaneira te pare e você esteja com valor à mais e não declarado você certamente será multado podendo ser processado e preso.

Cartão de crédito ou débito não entram na conta, ou seja você gastar ou carregar quanto quiser.

Dúvida recorrente sobre notas antigas: no Brasil pode ser mais difícil de se trocar, mas nos EUA você pode levar e trocá-las lá. O governo americano não as tirou de circulação. Em Miami e Orlando, por ser mais turística, é mais fácil trocá-las e sem dificuldade, porém, em cidades do interior pode ser mais difícil, porque se houver um atendente mais jovem que não conheça a nota, ele pode não querer receber.
A nota tem que estar em boas condições, sem rasgos ou rasuras, pois essas são mais difíceis de aceitarem a troca.
Caso as notas estejam muito danificadas, você poderá trocar na Agência do Tesouro dos EUA, que é responsável pela produção do papel moeda, Bureau of Engravin and Print.

Casos que não há como verificar o dispositivo de segurança da nota, saiba mais nesse link.


Cartões de Débito

Apesar de mais seguro que dinheiro, pois você leva somente o cartão e não se preocupa em guardar seus dólares para não ser furtado hoje já não está mais valendo tanto a pena.

Ele é melhor que o cartão de crédito em tempos de dólar instável, pois você tem certeza do valor de cambio da moeda, mas infelizmente hoje o valor do IOF está igual ao do cartão de crédito, antes era menor.
Em tempo de dólar nas alturas, se você não quer levar dinheiro é vantagem o cartão de débito, por que pelo menos você sabe quanto pagou no dólar e não fica refém do câmbio no dia do fechamento da fatura do cartão.

O valor do dólar no meu banco é o mesmo do valor em espécie, para saber se a política do seu banco é a mesma, você deverá consultar.


Cartão de Crédito Internacional

O primeiro passo é desbloqueá-lo para uso no exterior. Há bancos como o Itaú que você faz um "Aviso de viagem" informando o prazo que você estará fora e usará o cartão nos EUA.

Bem, se não deu jeito de nenhuma das maneiras anteriores e você vai ter que usar o cartão de crédito ou acabou o dinheiro e você ainda tinha aquela lembrancinha para comprar, saiba que o IOF é bem maior do que a compra de moeda e você ainda sofrerá ou ganhará (o que eu acho muito difícil) com a variação do câmbio, pois no dia que você usar o cartão nos Estados Unidos o dólar pode estar um valor e quando fechar sua fatura o valor pode estar maior.

Se for levar cartão de crédito, este precisa sr internacional e deverá estar liberados para compras no exterior para evitar chegar lá e não conseguir usar o cartão e não conseguir desbloqueio para uso no no exterior.


Uma Dica
Se você pretende algum dia viajar, vá comprando dólar aos poucos para que quando você for viajar já tenha um "porquinho" para quebrar!

Comentários