Que roupa levar para o Chile no inverno

Bom Pessoal,
Resolvi fazer um post sobre que tipo de roupas levar para o Chile e Argentina no inverno por que esta é uma dúvida muito comum para quem nunca enfrentou um frio maior que o do Brasil.
Adicionar legenda
Vou dar dicas também de algumas lojas nas quais as roupas de frio são mais baratas no Chile, sobretudo as roupas de neve.
Quem for viajar no inverno deve saber que as roupas do inverno brasileiro não são feitas para regiões mais frias ou seja você precisa de muito mais roupa para se manter aquecido se viajar para o Chile e Argentina, por que as temperaturas lá na cidade, no inverno podem ficar abaixo dos 10ºC.

Então o que levar para andar na cidade e ir para a montanha?

  • Protetor solar (o sol na neve queima muito), protetor labial (o lábio fica machucado por causa do frio) e óculos de sol (para usar quando não estiver esquiando, mas estiver na neve, a neve deixa o dia bem mais claro e pode ofuscar a vista);
  • Meias grossas e quentes;
  • Casaco ou jaqueta mais grossos;
  • Toca ou blusa com capuz;
Segunda peCasacoJaqueta;
  • Segunda pele,  calça e blusas (tem modelos masculinos e femininos);
  • Blusas de Fleece;
  • Luvas : para neve tem para alugar, são revestidas como os casacos e calças de neve;
  • Luvas de lã ou fleece para usar na cidade;
  • Colete de nylon;
  • Cachecol ou lenço para proteger o rosto do frio.
  • Aí o resto da mala é normal, camiseta, calça, tenis, etc.

A primeira vez que eu fui para Santiago eu me hospedei no Grand Hyatt Santiago que fica do lado do shopping Parque Arauco, aliás sempre fico lá, amo o Hyatt. 
Vira e mexe a gente ia ao shopping e eu via o povo andando na rua com cachecol ou lenço tampando o rosto do nariz para baixo e não entendia por que.
No terceiro dia eu entendi, a pele do meu rosto estava ressecada e o lábio todo rachado por causa do frio. 
Depois disso aprendi que no frio o certo é proteger até o rosto.

As blusas de fleece são leves mas esquentam mais do que as maioria das blusas de lã brasileiras.
Não dispenso tanto para a Neve quanto para o frio da cidade as botas da Timberland waterproof, por que na neve elas não deixam passar o frio e nem molham por dentro e na cidade o pé fica quentinho.
Nunca vá de tênis para andar na neve por que seu pé pode "congelar", além de que a neve é gelo e dependendo do estado em que este gelo se encontra você pode escorregar.
Com a bota que eu citei acima, isto é mais difícil de acontecer.
Eu gosto mais do desenho das Timberland, mas a Columbia tem botas bem legais também. As minhas eu uso até acabar por que depois de pouco tempo de uso elas ficam super confortáveis.
A segunda pele e a blusa de Fleece encontramos aqui no Brasil na Decathlon por um precinho bem bacana.
As roupas de neve podem ser alugadas, mas eu preferi comprar no Chile, por que tem Columbia, North Face, Marmot,  Doite (uma das mais baratas)  e outras marcas, então a opção de cores e modelos é muito maior.
As lojas Ripley, Paris e Falabella também tem roupas de neve de primeira linha tipo North Face e Burton e  tem uma linha mais simples e mais barata. 
Roupa de neve branca e blusa de fleece preta.
Como eu não gosto de alugar e volto sempre preferi comprar as nossas roupas e luvas. O erro foi comprar as minhas brancas. Pela lógica você deve comprar roupas coloridas, pois se houver uma avalanche é mais fácil achar um ponto colorido do que um ponto branco na neve. hahahahahaha
Vale lembrar que se você comprar o volume na mala vai ser grande, por que as roupas são volumosas dado ao revestimento delas.
Roupas de neve como esta da foto você só usa mesmo nas estações de ski, na cidade pode usar casacos e jaquetas normais.
A moeda no Chile é o peso Chileno, mas muitas lojas aceitam o dólar.
No outro post aqui no blog, Compras em Santiago-Chile, tem mais dicas de compras.
Mais uma dica, se for para o Valle Nevado não esqueça, por ser muito alto algumas pessoas podem não se sentir muito bem tendo tonturas ou enjoo, considere isto na hora de marcar aulas de Ski ou Snow, a adaptação à altitude pode ser necessária.
Se ficar ainda alguma dúvida manda que a gente responde!
bjus




Comentários

  1. Olá, estamos indo para o Chile esse ano. Obrigada pelas dicas, estão sendo muito úteis. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito contentes em saber que o post foi útil!! Chile é um lugar incrível!!! Depois conta pra gente como foi sua viagem e se você, assim como nós, se apaixonou por lá!! :D Beijos

      Excluir
  2. Olá eu tenho uma dúvida. Dizem q dentro dos restaurantes, lojas eh aquecido entao ao tirar o casaco fica confortável p corpo ficar apenas com a segunda pele e a blusa de fleence? ( Não fica quente). obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Soraia! Sim, nos shoppings e lojas tem calefação, então acaba sendo quente, não havendo necessidade de muita roupa! Quando ia ao shopping, sempre ia com blusa e casaco ou segunda pele, fleece, colete e cachecol, pq até chegar nos lugares era frio... Mas quando chegava no shopping acabava tirando tudo isso pq com a calefação, esquentava! Hahaha
      Espero que tenha ajudado! Qualquer dúvida, mande que a gente responde! :D

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Estarei indo pro Chile com meu noivo em Junho de 2017. Sabe dizer quais lojas mais em conta para compramos essas roupas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aiesca! Tudo bem? Depende de que tipo de roupa... Se for roupa de neve, para esquiar, recomendo comprar no Chile em lojas como The North Face, Columbia, Doite,Lippi... Essas lojas tem no shopping Parque Arauco. Qualquer dúvida, pode mandar! :D

      Excluir
  5. Oi Renata, tudo joia? É necessário no inverno do Chile, uma jaqueta corta vento ou jaqueta térmica além da segunda pele e da segunda camada (fleece)? Vc acha que um sobretudo ou um casaco normal da conta do recado? Sou extremamente friorenta. Aguardo retorno. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Tudo bem e você?
    Tem esse post com dicas do que usar e fiz um há pouco (http://www.basicoeimpecavel.com.br/2017/06/que-look-usar-no-chile.html) com outras dicas e responde suas dúvidas! :D
    Acho que não tem necessidade de roupa de neve se você for passear por Santiago... Também sou bem friorenta e acho que em Santiago um casaco ou sobretudo quente dá conta do recado... Se o seu casaco/sobretudo não for tão quente assim, recomendo usar um sweater e uma camiseta de manga longa!
    Agora, em estação de ski, mesmo que você vá só para passear e não para esquiar, acho válido usar roupas de neve sim! Ahh, e bota impermeável é fundamental!!!
    Qualquer dúvida, só mandar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário